Alinhar a expectativa na hora da entrevista

características dos líderes

Alinhar a expectativa na hora da entrevista, essa é a dica de Igor Schultz, sócio da FLOW, em entrevista para o Portal Exame.

Seja sincero sobre suas realizações

A quebra da expectativa é o que normalmente rompe os laços entre o profissional e a empresa. Segundo Igor, é fundamental alinhar essa expectativa durante o processo seletivo.

“O que normalmente rompe os laços quando você ingressa em uma nova empresa, é a quebra de expectativa. Tem a expectativa do lado da empresa e as expectativas do lado do candidato.”, pontua Igor.

É muito importante que o candidato seja sincero sobre suas realizações e sobre seus conhecimentos durante a entrevista. Ele reforça também que, desta forma, a empresa passa a ter ciência da verdadeira contribuição deste profissional para o negócio e não cria expectativas que não serão realizadas.

Faça perguntas

Igor também explica que, por outro lado, também é importante que o candidato esteja disposto a fazer perguntas sobre o negócio.

“Do lado da empresa, é muito importante que o candidato pergunte e avalie muito bem a governança, a liderança que ele vai ter, o ambiente e tudo o que está em torno.”

Por fim, Igor explica que esse é o momento ideal para tirar referências, falar com pessoas que já trabalharam na empresa e principalmente, se possível, ter referência do líder para quem ele vai reportar.

Com isso, o candidato consegue ter uma visão ampla da oportunidade e avaliar com base em fatos se tem ou não interesse na oportunidade.

Confira no vídeo abaixo essa e outras dicas de como alinhar a expectativa na hora da entrevista.

Para mais conteúdos sobre Carreira, clique aqui.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *