A nova geração de empreendedores no campo

Uma nova geração de empreendedores no campo tem desenvolvido serviços e produtos para uma agricultura de precisão a nível milimétrico, são as startups agropecuárias. Hoje é possível identificar praticamente em tempo real o ataque de insetos nas plantações. Máquinas já controlam quando e o quanto to irrigar. As grandes corporações estão atentas às ideias desses empreendedores.

Com o objetivo de entender como essa nova geração de empreendedores no campo está mudando as grandes empresas do agronegócio, a FLOW, em parceria com a Revista Dinheiro Rural, promoveu o 4º Encontro de Líderes do Agronegócio. O evento foi no dia 25 de outubro. Participaram do debate Valdemar Fischer, diretor-geral da Syngenta no Brasil; Fábio Mota, head do Pulse; e José Augusto Tomé, cofundador da Agtech Garage.

Representantes do ecossistema do agronegócio marcaram presença

A proposta foi debater o estudo “Gestão de cadeias colaborativas para a inovação no agro”, coordenado por Igor Schultz, sócio da FLOW. Além da Syngenta, Raízen e Agtech Garage, participaram da pesquisa Cargill, Fibria, Genesis Group, John Deere e Yara International. Segundo Schultz, a nova geração de empreendedores no campo faz com que as grandes empresas deixem de lado a inovação tradicional para enxergar o que está acontecendo do lado de fora, no que se refere à criação de soluções para os desafios do campo.

“As demandas das empresas do agronegócio por executivos vinham pelo turnover e por processos de consolidação de alguns setores, como químico, papel e celulose, proteína animal, além da profissionalização de grupos produtores.  Mas passamos a receber com mais frequência demandas ligadas a agtechs, fundos de venture capital, movimentos de transformação digital”, conta o headhunter. E completa: “Decidimos então explorar um pouco mais sobre como o setor está se organizando com a chegada das agtechs, e quem estava participando desse ecossistema”.

Esse levantamento da FLOW está no paper Gestão de Cadeias Colaborativas para Inovação no Agro.

 

 

Your email address will not be published. Required fields are marked *