Os desafios do RH em empresas digitais

Gqabriel Frank

Nessa edição da websérie Conversa com Líderes de RH, entrevistamos Gabriel Frank, Diretor de RH da Dafiti, para falar sobre os principais desafios do RH em empresas digitais.

Nos vídeos a seguir, Gabriel fala sobre sua experiência como gestor de RH, como atrair e reter talentos em empresas ponto com e quais desafios ele enfrentou em relação à estruturação de equipes e gestão de desempenho.

O papel do RH na fusão de empresas

Empresas digitais têm uma abertura para moldar a cultura maior que as tradicionais. Assim, após duas fusões, foi necessário entender com profundidade cada empresa, suas necessidades e buscar uma cultura comum.

Os desafios do RH na fusão de empresas

Durante o processo de fusão, a área de Recursos Humanos atuou em três grandes frentes: como elemento de transformação ajudando a montar os times, no desenvolvimento da governança e da cultura corporativa e por fim, no suporte aos líderes para garantir o alto desempenho das áreas.

Perfil do funcionário na Dafiti

Adaptação, flexibilidade e humildade para aprender são atributos muito importantes na Dafiti. Com uma cultura baseada em agilidade, onde o ciclo de testar e aprender é constante, a Dafiti busca por profissionais com uma forte habilidade de adaptação.

Atração e retenção de talentos em negócios digitais

Em um momento de transição, o principal desafio da Dafiti para atrair e reter talentos é conciliar a flexibilidade e autonomia que os profissionais buscam em uma startup com um plano de carreira de longo prazo.

Desenvolvimento de lideranças

Para ajudar a preparar a liderança para o longo prazo, a Dafiti fez uma jornada de ressignificado do seu propósito. Depois de analisar sua essência e entender a cultura da empresa, eles definiram seis pilares que servem como guia para todos os funcionários da organização.

O desafio da gestão de desempenho

Um dos principais pilares da cultura da Dafiti é a gestão de desempenho. Além dos modelos mais tradicionais de gestão de metas e KPI, eles também utilizam o OKR (Objectives and Key Results).

A função do RH em empresas ponto com

O RH tem a oportunidade de interagir com todas as áreas. Por isso, segundo Gabriel Frank, o papel do RH é apoiar o CEO nas decisões referentes à governança, estrutura e estratégias de cada departamento.

O papel do RH na estruturação de equipes

Além do relacionamento mais operacional, como cliente interno dos departamentos, o RH deve deve apoiar o desenvolvimento e planejamento de longo prazo das áreas.

A carreira em RH

Gabriel Frank conta um pouco da sua história. Desde sua formação em marketing, o início de sua trajetória em Recursos Humanos, até a chegada ao cargo de Diretor de RH na Dafiti.

Principais conquistas e desafios

Gabriel analisa suas principais conquistas como Diretor de RH da Dafiti. Além dos desafios de empresas digitais, ele conta como a transformação da cultura ajudou a desenvolver um modelo de gestão consistente entre os países.

Para mais vídeos da websérie Conversa com Líderes, clique aqui.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *